Inicialmente vamos às definições…

O que é Simples Nacional?

É um regime de tributação destinado a micro empresas e empresas de pequeno porte. A partir dele, é possível recolher diversos impostos sendo eles: federais, estaduais e municipais em uma única guia (DAS Simples Nacional). Para definirmos a alíquota, precisamos identificar qual a atividade e o faturamento da empresa.

Em 2018 houveram diversas alterações que podem ser conferidas em: O que muda na tributação do Simples Nacional 2018? Mas em resumo, a forma de cálculo e o limite de faturamento mudaram, atividades que antes não eram permitidas tornaram-se permissíveis, enfim, o artigo está cheio de informações relevantes! Confira na íntegra!

Para torná-lo um expert no assunto, abaixo apresento todo o material que temos em relação ao Simples:

Depois de toda essa introdução, vamos ao que interessa! Confira como saber se a sua empresa é optante pelo Simples Nacional:

Primeiro você deve acessar o site do Simples Nacional e clicar em consulta optantes:

Sua empresa é optante pelo Simples Nacional_ Saiba como-1

Você deverá preencher os campos com o seu CNPJ, os caracteres e clicar em continuar como a imagem ilustra abaixo:

Sua empresa é optante pelo Simples Nacional_ Saiba como-2

Posterior a consulta você terá a resposta se a empresa está ou não enquadrada no Simples Nacional

Sua empresa é optante pelo Simples Nacional_ Saiba como-3

Normalmente, o Simples Nacional possui alíquotas menores e é mais vantajoso, há atividades que exigem uma análise mais criteriosa, pois em casos específicos compensa mais estar enquadrado no Lucro Presumido e por isso orientamos que tenha um contador para auxiliá-lo na escolha da atividade bem como enquadramento tributário da empresa.

Fonte: Site do Simples Nacional