Ao empreender, é preciso entender tudo o que é necessário para abertura de uma empresa: definir um capital social, definir o quadro societário, entre outras questões é essencial. Uma das questões mais importante é definir a Razão Social. Ter um Nome Fantasia não é obrigatório, contudo, pode ser vital para divulgar sua marca e seus produtos/serviços. Você sabe a diferença entre Razão Social e Nome Fantasia? Hoje você vai descobrir! Confira abaixo!

O que é Razão Social?

Razão Social é o nome da empresa, pode ser descrito tambem como Nome Empresarial ou Denominação Social, é o nome que aparecerá em documentos constitucionais, contratos, notas fiscais, abertura de contas, solicitação de empréstimos, enfim, qualquer documento oficial, formal ou jurídico, apresentará a Razão Social da empresa. Este nome é definido da seguinte forma: nome, ramo de atividade e porte da empresa. O nome é individual, sendo assim, ao realizar a escolha da Razão Social, é necessário confirmar que nenhuma outra empresa tenha o mesmo nome, pois apresentar um processo de abertura cuja Razão Social já é existente, ocasionará o indeferimento do processo.

Exemplos de Razão Social:

Para deixar claro, seguem alguns exemplos de Razão Social:

– Strong Serviços Contábeis LTDA EPP
– Nestlé Brasil Ltda
– R & S Advogados LTDA
– Magazine Luiza S.A

O que é Nome Fantasia?

O Nome Fantasia é conhecido como nome popular da empresa, nome de fachada ou nome comercial, sua principal função é apresentar a marca bem como as principais caracteristicas do negócio, sendo assim, pode ser utilizado em panfletos, sites, cartazes juntamente com o logo do negócio, enfim, qualquer meio de divulgação da empresa, de modo que seja atrativo para os clientes. O nome fantasia pode ou não ser registrado pela empresa através do INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), esta proteção garante que o nome fantasia não poderá ser utilizado por terceiros, contudo, não há obrigatoriedade, é realmente uma escolha do empreendedor ou dos sócios envolvidos no negócio.

Concluindo: Qual a diferença entre Razão Social e Nome Fantasia?

Ambos são meios de nomear a empresa, enquanto a Razão Social é o nome formal da empresa que aparecerá em documentos oficiais, o Nome Fantasia é criado para fins comerciais, para divulgar as atividades realizadas pela empresa através de panfletos, sites, cartazes, enfim, qualquer meio de divulgação.

Atenção! Aqui cabe um adendo: enquanto a Razão Social é obrigatória e tem normas que devem ser respeitadas, o Nome Fantasia assim como a marca da empresa não precisam seguir normas ou formalidades, contudo, é importante ter um Nome Fantasia, afinal é muito mais atraente comprar produtos da empresa Beleza Impecável do que da R & S Cosméticos e Perfumaria LTDA, não é mesmo?

Qual a diferença entre Razão Social e Nome Fantasia? 1

Contabilidade Online descomplicada e econômica para a sua empresa

a partir de

R$ 99,00/mês

Licença Creative Commons

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons

Atribuição-Compartilha Igual 4.0 Internacional

Todo conteúdo do Blog do Meu Contador Online está disponibilizado com base na licença Creative Commons, que dá o direito de compartilhamento integral e parcial, desde que seja citada a fonte inclusive se compartilhado a partir de um compartilhamento.

Se um site compartilhar nosso conteúdo, deverá inserir o link que leva ao original em nosso blog, e caso um terceiro compartilhe a partir desse site que está compartilhando, deverá indicar nosso blog como sendo a fonte original, inserindo nosso link como referência.

Você não está proibido de usar nosso conteúdo em seu site, blog ou trabalho acadêmico, pelo contrário, desde que coloque o link que aponta para o artigo original em nosso blog concedendo aos nossos editores os créditos pelo trabalho de criação que fizeram. Obrigado.