– Como iniciar um novo negócio?

Iniciar a operação de novo negócio é um grande desafio, que pode ser encarado como a entrega de um projeto. Dependendo do ramo de atuação e do primeiro aporte de investimento, a empreitada pode custar de dezenas de milhares de reais e envolver alguns fornecedores e parceiros, por outro lado, o “projeto” pode ter sua  complexidade multiplicada assim como sua necessidades de recursos de toda ordem.

Os iniciados no mundo das statups sabem bem que uma boa ideia e um aplicativo muito bem feito não nos permite acreditar que temos um bom começo, porque de fato estamos falando de entrega de valor, geralmente para se alcançar os objetivos há a necessidade de organização com pessoas, processos e muita tecnologia para iniciar. Dê preferencia para inciar com um minimo produto viável, assim qualquer desvio pode ser corrigido a minimo custo.

– E as operações do seu negócio, como você as enxerga?

Bom, agora que iniciamos o assunto, vamos falar um pouco do BOM, mas que bom é este?

BOM é uma sigla em inglês que significa Business Operation Management, ou traduzindo livremente gerenciamento de operação de negócios.

O Mercado Livre movimentou bilhões de reais no ano passado em vendas, existe uma operação por trás disto?   

 

Operação de Negócios para Startups 1 

Claro que para movimentar bilhões ele também investiu valores da mesma ordem, mas o que eu tenho a ver com isto? Eu só uso o site do Mercado Livre para vender os meus produtos! Lembrem-se estamos falando de operação, você certamente precisa negociar a venda com os compradores no site, negociar com fornecedores os preços, condições de pagamento, qualidade e prazo de entrega com fornecedores, precisa entregar no prazo, preço e na qualidade esperada pelo o seu cliente, emitir nota fiscal de venda DANFE. Enfim, sua operação precisa estar funcionando muito bem para você manter uma boa reputação no site e crescer o seu negócio, correto?

– Começou bem e agora?

Então concluímos que não é um simples anuncio no mercado livre que você faz, e sim um conjunto de atividades coordenadas para a obtenção do resultado final. 

Iniciamos o nosso texto falando de startups, porque por definição é um empreendimento que deve crescer rapidamente em função do ganho de escala, então admitimos que transformar aquele “projeto” em uma operação é um desafio muito grande, pois o rápido crescimento não nos dá margem de manobra para erros, todo os ajustes requeridos e devem ser prontamente identificados e feitos de forma mais eficiente possível.

Um olhar próximo a operação do negócio é fundamental para auferir os resultados e ir em direção aos objetivos, não podendo, é claro, esquecer de estabelecer táticas para o cumprimento da estratégia da organização. 

Uma abordagem interessante para a análise da operação de uma empresa é olhar seguindo a ordem: marketing, vendas, operação e faturamento. É fundamental definir fronteiras muito claras em cada um dos grupos de processos que você destacar da sua empresa, pois a interface entre eles costuma ser um ponto de falhas e perdas.

Não se preocupe com controles e sistemas caros para no primeiro momento, nossa recomendação é iniciar com o mínimo possível, da forma mais simples que puder para iniciar o negócio, e ir corrigindo e sofisticando as partes que provarem ser mais frágeis em um primeiro momento. Lembre-se, o avião está em pleno voo, cabe ao empreendedor dar os passos adequados em direção ao crescimento e sustentabilidade do negócio.  

Operação de Negócios para Startups 2

Contabilidade Online descomplicada e econômica para a sua empresa

a partir de

R$ 99,00/mês

Licença Creative Commons

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons

Atribuição-Compartilha Igual 4.0 Internacional

Todo conteúdo do Blog do Meu Contador Online está disponibilizado com base na licença Creative Commons, que dá o direito de compartilhamento integral e parcial, desde que seja citada a fonte inclusive se compartilhado a partir de um compartilhamento.

Se um site compartilhar nosso conteúdo, deverá inserir o link que leva ao original em nosso blog, e caso um terceiro compartilhe a partir desse site que está compartilhando, deverá indicar nosso blog como sendo a fonte original, inserindo nosso link como referência.

Você não está proibido de usar nosso conteúdo em seu site, blog ou trabalho acadêmico, pelo contrário, desde que coloque o link que aponta para o artigo original em nosso blog concedendo aos nossos editores os créditos pelo trabalho de criação que fizeram. Obrigado.