Muitos empreendedores ao identificarem que a empresa obteve lucros, não veem a necessidade de reinvestir parte do valor. Realizam a distribuição entre os sócios e utilizam o valor integralmente para gastos pessoais. De fato, é uma forma de utilizar o valor e cada instituição deve analisar e aplicar este recurso da forma que considerar adequada, contudo, sabemos que a empresa para desenvolvimento precisa de investimento, sendo assim, apresentamos abaixo 05 formas de reinvestir o lucro da empresa. Confira!    

 

Lucros ou saldo positivo no caixa?

 

 Antes de iniciarmos as dicas, é importante saber se a empresa de fato acumulou lucros ou detém apenas um alto valor em caixa. Ter um registro elevado de recebimentos em um periodo não determina que a empresa obteve lucros. Para visualizar de forma clara, é importante contar com os relatórios gerenciais: DFC ( Demonstrativo de fluxo de caixa) e DRE ( Demonstrativo de Resultado do Exercício). Ambos são complementares: enquanto o DFC demonstrará as entradas ( recebimentos de duplicatas) e as saídas ( pagamento de despesas e afins), o DRE demonstrará o desempenho econômico da empresa em um determinado período, através dele, podemos analisar quais foram as receitas, despesas, custos e enfim, concluir se de fato houve lucro ou prejuízo. Vamos considerar que você e seu contador identificaram que de fato houve lucro, sendo assim, vamos as dicas:

 

  • Aumentar o capital de giro

 

De forma sucinta o capital de giro é o valor que a empresa precisa manter para operar regularmente, para manter suas atividades pagando as despesas necessárias e afins. De modo amplo, podemos defini-lo como recursos demandados de curto prazo, ou seja, ativo circulante. Muitos empreendedores não conhecem o conceito e ignoram este recurso, o problema é que nem sempre os recebimentos dos clientes estão alinhados com os serviços prestados/itens comercializados/ e assim a empresa para pagar fornecedores, funcionários precisam recorrer a empréstimos. Planejar o capital de giro é essencial pois contar com recursos como empréstimos nunca é viável. Aumentar o capital de giro permite que você tenha mais disponibilidades e assim não pague juros em decorrência de empréstimos.  

 

  • Investir na estrutura da empresa

 

Investir em melhorias sempre é uma forma inteligente de investir os lucros, afinal, melhorar a estrutura consequentemente aumentará a produtividade e a lucratividade, sendo assim, é essencial que parte dos lucros sejam destinados a benfeitorias. Para atender o cliente de forma eficiente e tornar-se competitivo no mercado é um importante ter o maquinário adequado, bons sistemas de gestão, processos, equipes bem estruturadas, um bom clima organizacional, enfim, cada instituição deve analisar e identificar o que precisa ser melhorado internamente e assim investir de forma adequada.  

 

  • Marketing e Propaganda

 

Não adianta, nos dias atuais, quem não está nas mídias sociais não é visto, sendo assim, investir em marketing e propaganda é essencial para que a sua empresa conquiste novos clientes, torne-se competitiva no mercado e assim aumente os seus números. É importante planejar e frequentemente destinar uma verba para o Marketing, listar ações, fazer orçamentos, conversar com a equipe e verificar qual estratégia de marketing é adequada para o seu negócio. Há quem pense que apenas empresas grandes devem ter esta preocupação, não é verdade! Todos aqueles que anseiam o crescimento devem constantemente pensar em estratégias de marketing.  

 

  • Investir na equipe

 

Parece uma medida desnecessária, mas é vital, uma equipe motivada veste a camisa e isso é essencial para o crescimento do seu negócio. Algumas empresas em um derminado período pagam a PLR ( Participação nos Lucros e Resultados) esta medida estimula o colaborador a se dedicar ainda mais pois sabe que será recompensado em um determinado momento. Existem outros métodos: Levar os colaboradores para um hotel fazenda, negociar as horas de trabalho ( A quantidade de horas trabalhadas não está relacionada a produtividade: um funcionário cansado fica disperso e desfocado, na verdade é uma perda de dinheiro), montar uma sala de descanso, enfim, um funcionário mais relaxado é mais produtivo.  

 

  • Reservas Financeiras

 

Manter reservas financeiras são essenciais e isto independe do porte da empresa, na verdade, quanto maior o empreendimento, maior os gastos e consequentemente as reservas financeiras. Períodos de sazonalidades existirão e a empresa deve estar preparada para isto. Então considerar reservas de curto prazo é necessário para evitar em momentos de baixa, empréstimos bancários e pagamento de juros. Uma empresa equilibrada financeiramente é aquela que consegue passar por dificuldades sem precisar de recursos de terceiros. É impossível dizer que a empresa nunca precisará de empréstimos, mas é imporante que este recurso seja utilizado o mínimo possível.    

 

 

E então? Gostou das dicas? Vocês tem uma outra forma de reinvestir os lucros? Acham que é uma medida desnecessária? Comentem abaixo! Sua opnião é muito importante para nós!

O que fazer com o lucro da empresa? Reinvestir! 1

Contabilidade Online descomplicada e econômica para a sua empresa

a partir de

R$ 99,00/mês

Licença Creative Commons

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons

Atribuição-Compartilha Igual 4.0 Internacional

Todo conteúdo do Blog do Meu Contador Online está disponibilizado com base na licença Creative Commons, que dá o direito de compartilhamento integral e parcial, desde que seja citada a fonte inclusive se compartilhado a partir de um compartilhamento.

Se um site compartilhar nosso conteúdo, deverá inserir o link que leva ao original em nosso blog, e caso um terceiro compartilhe a partir desse site que está compartilhando, deverá indicar nosso blog como sendo a fonte original, inserindo nosso link como referência.

Você não está proibido de usar nosso conteúdo em seu site, blog ou trabalho acadêmico, pelo contrário, desde que coloque o link que aponta para o artigo original em nosso blog concedendo aos nossos editores os créditos pelo trabalho de criação que fizeram. Obrigado.