Você é um empreendedor ou um empresário que busca desenvolver um modelo de negócio inovador e arriscado? Tudo bem… talvez seja melhor questionar de outra forma: Você é um empresário ou empreendedor que tem uma idéia inovadora, um plano de negócios bem estruturado e está em busca de investidores para desenvolver seu projeto? O seu projeto é uma startup? Você sabe o que é uma startup?

https://meucontadoronline.com.br/wp-content/uploads/2018/10/mais-ou-menos-300×159.gif?1ff41e&1ff41e

Tudo bem! Não tem problema! eu explico 🙂

  • O que é uma Startup?

Uma startup é uma empresa composta por pessoas cujo modelo de negócios é inovador e arriscado, buscam desenvolver ideias que gerem receita desproporcional aos seus custos e despesas e por fim, este modelo de negócios deve ser repetível e escalável.

Ainda com dúvida? Permita-me desmembrar a definição para um maior entendimento:

Uma startup é composta por pessoas cujo modelo de negócios é inovador e arriscado” : basicamente são pessoas que possuem uma idéia diferente de como executar determinada atividade e acreditam que esta modalidade pode gerar receita em algum momento, entretanto, existe uma grande possibilidade do mercado não aceitar esta ideia, ou um concorrente com uma ideia mais elaborada conquistar o mercado, enfim, muitas incertezas por isso: inovador e arriscado!

“…buscam desenvolver ideias que gerem receita desproporcional aos seus custos e despesas”: Para um negócio ter alta rentabilidade é preciso que o aumento da atividade exercida não gere necessariamente um aumento muito significativo nas despesas e esta é uma das principais características de uma startup: Desenvolver uma idéia inovadora, de forma simples que gere uma receita significativa e que as despesas não sejam tão onerosas.

O que é uma Startup_ Como criar uma_ 10 dicas de ouro para-1

“…por fim, este modelo de negócios deve ser repetível e escalável”: Deve possibilitar o exercício da atividade de forma repetitiva e pouco personalizada para um grande número de pessoas ( diminuindo assim grande parte dos custos) e propiciando também um crescimento rápido e constante.

10 dicas essenciais para você criar a sua startup!

  • Tenha uma ideia inovadora: Lembre-se uma startup deve promover uma grande mudança na sociedade, deve revolucionar a forma de desempenho de uma determinada atividade. O desenvolvedor do Meu Contador Online: Anderson Pavanello acreditava que era possível desburocratizar serviços contábeis, torná-los mais acessíveis e buscou na tecnologia meios para isso.
  • O mesmo aconteceu com o Uber, os criadores: Travis Kalanick e Garret Camp estavam em uma noite fria procurando um táxi e durante a dificuldade pensaram “imagine um serviço onde seria possível chamar um carro com motorista particular, apenas com um toque no celular ?”. O primeiro passo é ter uma ideia revolucionária, que traga mudanças significativas.
  • Tenha foco: Aparecerão uma série de negócios que a priori serão mais rentáveis que o seu! Se você não acreditar fortemente na sua ideia, provavelmente investirá em algo que parece promissor no momento. Então conheça sua idéia, acredite nela e mesmo com todas as adversidades, persista! E persistir não é insistir no que está dando errado mas identificar o que pode dar certo e seguir em frente.
  • Tenha um mentor : É vital que você tenha um mentor! Mesmo uma ideia muito boa, sem o acompanhamento de um mentor que conheça o mercado, que tenha experiência, que tenha um bom networking, que entenda os riscos desse investimento pode fracassar! É para este indivíduo que você correrá quando tudo sair do controle (e acredite sairá) sendo assim, escolha com muito cuidado, orientamos que tenha mais de um, observe qual é o mais cauteloso, mais coerente e escolha com seriedade.
  • Paciência pequeno gafanhoto! : Eu sei que você quer crescer rapidamente mas tudo exige tempo, a maioria das empresas passam meses sem ter um retorno financeiro significativo e isso acontece, é normal! principalmente em startups, afinal são baseadas em ideias inovadoras, até você abrir os olhos do mercado leva um tempo. Um bom empreendedor ou empresário não fica demasiadamente ansioso para atravessar a linha de chegada, ele degusta e aprende com o caminho.
  • Menos é mais: tenha menos sócios: É muito difícil iniciar uma startup sozinho, mas muitos sócios podem gerar a longo prazo frustrações e desentendimentos. Existem casos em que 5 sócios tornaram o empreendimento promissor, mas esta é a exceção não a regra, sendo assim, seja muito criterioso ao escolher um sócio, este deve ser tão apaixonado e dedicado ao negócio como você.
  • Uma boa apresentação garantirá bons investidores: Faça uma apresentação curta, demonstre de forma clara e objetiva o que é a sua startup, qual problema ela visa resolver e quais os meios que ela desenvolverá para isso. Se a idéia for boa, você verá nos olhos dos seus ouvintes o interesse pelo projeto em menos de três minutos, sendo assim, você não precisa mais de 05 minutos para elaborar uma boa apresentação.
  • Um plano de negócios bem estruturado é essencial: Adversidades aparecerão! se você não tiver isso em mente (mais que isso: no papel) não conseguirá se organizar tampouco definir suas prioridades e a longo prazo, isso será um problema. Sendo assim, converse com o seu mentor! Estabeleçam metas, reconheçam os riscos e conheçam o mercado.
  • Contrate as pessoas certas: Uma idéia maravilhosa que não é vivida por pessoas engajadas pode fracassar! Por isso trabalhe com pessoas que acreditam no projeto tanto quanto você. Dificilmente um empresário individual realizará grandes feitos sozinho, sendo assim, contrate pessoas que complementam o seu trabalho.
  • Identidade visual é tudo!: Já ouviu aquela frase: “Não julgue um livro pela capa?” pois é mas as pessoas julgam! um bom logo, um bom nome, um site bem estruturado geram credibilidade ao negócio. Esta pode ser uma tarefa difícil mas ao escolher o nome, o logo ou qualquer coisa que represente a empresa, você deve considerar que as pessoas já estão avaliando, sendo assim não se preocupe com o tempo, seja cauteloso, mais que isso, criterioso. Parte do sucesso do seu negócio está na identidade visual.

E por fim mas não menos importante!

  • Relaxe: Estranho né? Mas é necessário, sabemos que você enquanto empreendedor trabalhará muito, mas, é essencial descansar, relaxar e ter momentos de lazer. Trabalhar demasiadamente pode gerar cansaço e estresse e em excesso, isso pode afastá-lo do seu foco e perdendo o foco, você perde o projeto.

Como ter uma ideia revolucionária para criar uma startup?

O que é uma Startup_ Como criar uma_ 10 dicas de ouro para-2

Muitos criadores de startups relatam que pensaram em uma solução para um problema que ocorria no cotidiano deles e com uma mãozinha da tecnologia desenvolveram seus projetos. Acho que a resposta para esta pergunta é não se acomodar! Algo no seu cotidiano o incomoda? Pense em meios de resolver esta situação! Quem sabe você pode ser o próximo revolucionário da história?

Fontes: Sebrae: O que é uma Startup?

Sebrae: Como montar uma Startup?

Sebrae: 10 dicas para tirar sua idéia do papel e montar uma startup de sucesso