Conforme prometido, voltamos com mais um post referente a negócios digitais e o assunto da vez é marketplace. Já é notória a quantidade de negócios promissores que se desenvolvem utilizando plataformas digitais e você enquanto empreendedor precisa conhecer todas elas. Neste post, apresentamos o que é marketplace e as principais informações referentes ao assunto. Confira abaixo!

 

O QUE É MARKETPLACE?

 

Marketplace é uma palavra inglesa que significa: market (mercado) place (local). Inicialmente um marketplace era um local onde pessoas se encontravam para realizar negócios ( compras e vendas). Com a evolução da internet, criou-se o marketplace online que é uma plataforma digital de compra e venda de produtos e serviços. Muitos referem-se a modalidade de comércio como shopping virtual, nomenclatura está muito pertinente, uma vez que, a plataforma permite a interação entre lojistas com variáveis preços, produtos e consumidores de modo geral.

 

EXEMPLOS DE MARKETPLACE

AMERICANAS: As Lojas Americanas é um modelo de marketplace consolidado no mercado. Apresenta diversos preços e fornecedores, e ganha comissões de 20% em cada venda, além disso, ela comercializa produtos próprios, sendo assim, além das receitas provenientes das comissões, tem recebimentos provenientes de suas próprias vendas.

UBER: O Uber é um exemplo perfeito de que o marketplace não é só feito de comércio de produtos e sim de serviços, ele oferece motoristas para pessoas que precisam de uma corrida e assim como todo marketplace, em troca da divulgação dos motoristas, ele recebe um percentual das corridas referentes a comissões.

MAGAZINE LUIZA: Assim como todo marketplace, divulga preços e fornecedores e em troca recebe um percentual das vendas referentes a comissões. No primeiro semestre de 2016 teve 28% de crescimento nas vendas e registra 35 milhões de acessos por mês.

 

QUEM MAIS SE BENEFICIA NO MARKETPLACE? TODO MUNDO!

 

Sim, é verdade! Todos que utilizam esta plataforma de negócios tem bons benefícios veja:

Consumidor: Em busca de um determinado produto, pode visitar diversas lojas online sem sair de casa! As lojas apresentam diversos preços e propostas e quem tiver a oferta mais atrativa conquistará o cliente, além disso, o consumidor pode fazer diferentes compras e pagá-las assim como o frete em uma única transação.

Lojista/ Prestador de serviço online: Este precisa de tráfego na sua loja para garantir seu crescimento e anunciando seus produtos/serviços em um marketplace, não precisará gastar com divulgação e propaganda. O próprio marketplace divulga os produtos e serviços de acordo com a pesquisa do consumidor e apresentando bons preços, poderá garantir boas vendas.

Operador do Marketplace: Este ganhará comissões de acordo com as vendas dos lojistas, a variedade de produtos e preços estimulará o cliente a comprar e a possibilidade de fidelizar clientes é muito grande. Outro detalhe: o estoque é descentralizado, ou seja, gerenciar os produtos bem como as entregas é uma responsabilidade do lojista online.

 

MARKETPLACE OU E-COMMERCE?

Responderemos de forma sucinta mas já respondemos este questionamento de forma detalhada em: E-commerce ou marketplace? Entenda as diferenças bem como as vantagens e desvantagens .

O E-commerce é uma loja online, onde o empreendedor terá um nicho de mercado e o sucesso ou fracasso depende exclusivamente dele, ou seja, divulgação e propaganda, capitalização e fidelização de clientes, meios de pagamento, bons sistemas de segurança, bons gerenciadores de estoque, bons métodos logísticos garantindo entregas no prazo… Tudo deve ser planejado e executado de acordo com o que o empreendedor acredita ser melhor. É uma ótima modalidade de negócio, existem muitos benefícios apresentados em: O que é e-commerce? 05 razões pelas quais você deve investir neste empreendimento.

Marketplace é um shopping virtual. Enquanto o e-commerce oferece um único produto ou serviço, destinado a um nicho de mercado, o marketplace oferece uma variedade imensa de produtos e serviços com variáveis preços e fornecedores e em troca de divulgar produtos e serviços de terceiros, recebe comissões que variam de acordo com o contrato estabelecido entre as partes.

 

Respondendo ao questionamento: e-Commerce ou marketplace?

Ambos! O ideal é que você tenha uma loja online e invista para que ela cresça e conquiste espaço no mercado. Mas enquanto o seu empreendimento ainda é pequeno, é super válido estabelecer um contrato com um marketplace para divulgar seus produtos e serviços, além de garantir umas vendas a mais, você economizará com divulgação! Afinal o marketplace fará isto para você!

 

O MARKETPLACE É UM MEIO DE CRESCIMENTO PARA VOCÊ!

 

De fato! Com um mercado tão competitivo, esperar que o seu e-commerce sozinho vencerá toda a concorrência é um tanto complicado, não digo que é impossível, mas levará tempo e dinheiro para que isto aconteça. Com a ajuda do Marketplace você poderá investir no seu negócio e divulgá-lo ao mesmo tempo. Sendo assim orientamos: Tenha um e-commerce, invista intensivamente nele mas conte com um marketplace! Fonte: Universo do Marketplace: O que é? Exemplos vantagens e desvantagens.

O que é Marketplace? Tudo o que você precisa saber! 1

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