Atualmente, grande parte das pessoas utilizam smartphones para praticamente tudo. Sair de casa para realizar compras e pagamentos torna-se cada vez mais incomum. Hoje, é possível realizar estes afazeres via internet, e com isso o e-commerce tem crescido exponencialmente. Pensando no empreendedor, apresentamos abaixo o que é e- commerce e razões pelas quais você deve investir nesta modalidade de empreendimento. Confira!

 

  • O QUE É E-COMMERCE?

O termo e-commerce é a abreviação de electronic commerce cuja tradução é comércio eletrônico. Baseia-se na comercialização de produtos e serviços utilizando a internet. É um mercado onde vem sendo mensurado grande crescimento com o passar dos anos, afinal, proporciona facilidade, comodidade e agilidade em transações comerciais. Ainda em dúvidas em relação ao investimento no e- commerce? Conheça abaixo, 05 razões pelas quais você deve investir e atuar neste ramo de atividade:

 

  • LOJA ABERTA 24 HORAS POR DIA!

Literalmente, sua loja ficará disponível para acesso 24 horas por dia, é muito comum relatos de donos de lojas virtuais abrirem sua página na internet pela manhã e perceberem que durante a noite receberam alguns pedidos. Além disso, a sua loja estará disponível para qualquer tipo de consumidor. Lojas físicas, tendem a vender para consumidores que estão próximos a loja. Com o e-commerce você não ficará restrito a uma região, poderá vendar para o país inteiro!

 

  • BAIXO CUSTO/ BAIXO INVESTIMENTO INICIAL

Lojas físicas, para se manterem funcionando precisam gastar com aluguel, energia elétrica, funcionários e etc. Lojas virtuais não demandam este tipo de despesa, Além disso pesquisas apontam que 71% de empreendedores digitais investiram inicialmente até R$ 1.000,00, ou seja, para abertura de um negócio próprio é um valor muito baixo se compararmos com o investimento necessário para montar uma loja física.

 

  • FACILIDADE E COMODIDADE

Tanto para o empreendedor como para o consumidor, há uma facilidade e comodidade que as lojas físicas jamais proporcionarão. Você enquanto empreendedor poderá gerenciar a loja virtual em sua própria casa, poderá criar vitrines virtuais e investir em propagandas para que mídias sócias (como o facebook por exemplo) divulguem sua loja. A versatilidade permite que alterações na aparência da loja sejam realizadas sem muita burocracia. E o consumidor poderá adquirir produtos, solucionar dúvidas, pesquisar em diversas lojas, sem sair de casa!

 

  • FACILIDADE NO GERENCIAMENTO DE ESTOQUE

É claro que é importante manter um estoque adequado para atender as necessidades dos clientes, contudo, não é preciso manter um estoque físico ocupando espaço para isso, você pode contratar um gerenciador de estoque e manter os pedidos dos clientes em alinho com o seu fornecedor. Além disso em uma loja virtual, é muito mais fácil obter informações como saída de produtos, quantidade, custo da mercadoria vendida pois todo o processo é automatizado.

 

FACILIDADE DURANTE O PAGAMENTO

Falamos sobre recebimentos online no artigo ” Como realizar recebimentos online? Gateway ou intermediadores de pagamento?” (Confira na integra, clique aqui) Existem intermediadores de pagamento que não cobram mensalidades dos empreendedores digitais como Pag Seguro, Pay U, Moip, Bcash que são seguros e como são conhecidos, proporcionam um estímulo maior para o consumidor finalizar a compra. Além disso, permitem o pagamento com cartão de crédito, cartão de débito e boleto bancário. Há alguns que parcelam as compras, o próprio intermediador faz a análise de crédito e permite ou não o parcelamento. Os intermediadores proporcionam diferentes serviços, cabe ao empreendedor digital identificar qual intermediador é o mais adequado para o nicho de mercado com o qual ele está trabalhando.

 

  • Conclusão

 

Concluímos assim que de fato, o E-Commerce é uma boa opção para aqueles que intencionam iniciar um empreendimento próspero. Mesmo com certa facilidade é preciso se atentar a questões importantes. Planejamento é essencial, Conheça o seu nicho de mercado, consulte especialistas para auxiliá-lo com a construção da sua marca, conheça a plataforma com a qual você irá trabalhar, a identidade visual é muito importante, problemas técnicos podem ocorrer, um pós venda bem estruturado é vital. Cuidado com questões de frete e logística, erros em qualquer dos itens que descrevi acima, podem diminuir a sua ascensão no mercado. Por isso planeje, conheça, invista e prospere!

 

Fonte: Sebrae vantagens e desvantagens do e-commerce

O que é E-commerce? Razões pelas quais você deve investir neste empreendimento. 1

Contabilidade Online descomplicada e econômica para a sua empresa

a partir de

R$ 99,00/mês