Você já ouviu este termo? Não ? Bom, hoje você entenderá o que significa networking, a importância de manter uma boa rede de contatos e conhecerá algumas dicas para desenvolver e manter relações que podem se tornar boas parcerias em negócios futuros. Vamos lá?

O que é Networking?

Networking é um termo empresarial, uma ferramenta de marketing pessoal e refere-se a capacidade de manter uma boa rede de contatos, trocando informações e conhecimentos de modo que haja progressão e desenvolvimento profissional. Quanto maior a sua rede de contatos maior a capacidade de ser indicado e desenvolver novos projetos, contudo, é importante lembrar que quantidade não está relacionada a qualidade, não adianta ter muitos contatos que não estão ligados ao trabalho que você desenvolve, é importante conhecer e entender outros seguimentos, mas, precisa haver foco, estabelecer e manter uma boa rede de contatos com indivíduos que tenham interesses similares aos seus.

Qual a importância de ter um bom networking?

Um bom networking garante que você será lembrado! Quantas vezes ouvimos a pergunta “Estou precisando de um profissional x. Você conhece alguem para indicar?” Indicações sempre são a primeira opção, antes de buscar profissionais ou serviços, sempre buscamos indicações, afinal, quem o indica entende, confia e conhece o seu trabalho, possibilitando assim boas oportunidades de negócios.

Como desenvolver um bom networking?

1° Compareça a seminários, workshops, fóruns, cursos e palestras!

É importante buscar desenvolvimento profissional e os locais citados acima são essenciais para atualização e capacitação, além de desenvolver-se, você pode aumentar a sua rede de contatos, conversar com outras pessoas que compareceram ao evento, distribuir cartões de visitas, explicar sua atividade e entender a atividade exercida por terceiros, enfim, fale e ouça! troque experiências.

2° Lembre-se: Seja seletivo.Quantidade não é qualidade!

É claro que é importante conhecer e entender os seguimentos de outras pessoas, entretanto, é importante saber se manter uma relação com aquele indivíduo realmente é promissor. O ganho precisa ser recíproco, sendo assim, você deve ganhar e o outro tambem, verifique se a sua atividade permite que você ofereça oportunidades e benefícios para o outro, verifique se você terá retorno, caso contrário, busque novos contatos.

3° Demonstre interesse no trabalho do outro!

Divulgar apenas o seu trabalho pode parecer um tanto egocêntrico, tudo precisa de equilibrio. Faça boas perguntas, deixe claro o seu interesse na atividade do outro, demonstre que está escutando atentamente, busque correlacionar com a sua atividade, verifique se podem ser complementares.

4° Manter os contatos é essencial!

Maravilha, conseguiu uma boa rede de contatos. Mas como mantê-los? Bom, em redes sociais você pode fazer postagens apresentando seus projetos e o seu trabalho de modo geral, pode enviar artigos ou folders eletrônicos por email ( É claro que os envios devem ser pertinentes, deve despertar o interesse no outro, não pode ser exaustivo ou pouco construtivo, antes de enviar, é importante verificar se o envio é adequado), você pode entrar em contato telefônico tambem, mas sempre com cautela, de novo, é importante avaliar se é adequado.

5° Relacionamento interpessoal é a chave!

É importante seguir as dicas citadas acima, mas nada adianta se você não tiver uma boa capacidade de desenvolver bons relacionamentos interpessoais. As formas de relacionamentos nem sempre são faceis mas evitar discussões, ser o mais ético possível, estar sempre disposto a ajudar, são caracteristicas essenciais para desenvolver um bom networking. Seja compreensivo, é mais sábio evitar conflitos. Lembre-se o seu colega de trabalho de hoje pode ser um parceiro de negócio amanhã.

Networking. O que é e como desenvolver uma boa rede de contatos? 1

Contabilidade Online descomplicada e econômica para a sua empresa

a partir de

R$ 99,00/mês

Licença Creative Commons

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons

Atribuição-Compartilha Igual 4.0 Internacional

Todo conteúdo do Blog do Meu Contador Online está disponibilizado com base na licença Creative Commons, que dá o direito de compartilhamento integral e parcial, desde que seja citada a fonte inclusive se compartilhado a partir de um compartilhamento.

Se um site compartilhar nosso conteúdo, deverá inserir o link que leva ao original em nosso blog, e caso um terceiro compartilhe a partir desse site que está compartilhando, deverá indicar nosso blog como sendo a fonte original, inserindo nosso link como referência.

Você não está proibido de usar nosso conteúdo em seu site, blog ou trabalho acadêmico, pelo contrário, desde que coloque o link que aponta para o artigo original em nosso blog concedendo aos nossos editores os créditos pelo trabalho de criação que fizeram. Obrigado.