Pesquisas realizadas pelo Sebrae afirmam que 24,4% das pequenas e médias empresas fecham as portas em menos de 2 anos de existência, como se isso não bastasse, o percentual pode chegar a 50% para empresas com menos de 4 anos. Estes percentuais nos fazem pensar: Quais as principais razões pelas quais as empresas vão a falência? Existem meios de evitá-los? A resposta é sim e o principal antídoto é o planejamento. Um planejamento eficiente depende de uma boa controladoria e mesmo pequenos empreendedores acreditando que este departamento é vital apenas para empresas de grande porte, este artigo provará que não, e que todas as empresas independente do tamanho devem implantar este setor para alcançar o tão sonhado crescimento. Confira!

O que é controladoria?

De acordo com o Oliveira, Perez Jr. e Silva a controladoria é entendida como: Departamento responsável pelo projeto, elaboração, implementação e manutenção do sistema integrado de informações operacionais, financeiras e contábeis de determinada entidade , resumidamente, é o departamento, que baseado em informações tomará descisões estratégicas para o desenvolvimento do negócio. Ao controlar um sistema de informações, que possibilite mensurar de forma clara e exata o fluxo das atividades bem como os recursos utilizados para isso, o controller em conjunto com o contador consegue analisar a entidade integralmente e manter ou realizar alterações necessárias zelando assim pela continuidade da empresa.

Mas eu, enquanto empreendedor não tenho como pagar um controller para desempenhar esta função. O que eu devo fazer?

Inicialmente, você pode ser o controller da empresa, é claro que um especialista é sempre indicado, mas uma vez que a empresa não possui recursos para isso, o responsável pela empresa deve desempenhar este papel. O Controller deve conhecer o negócio integralmente, logo, deve saber que um problema raramente é individual e sim sistêmico, visualizar a entidade como um todo é a chave para a resolução de problemas. O controller deverá acompanhar orçamentos operacionais, interpretar, supervisionar os relatórios financeiros/ contábeis e analisar constantemente as despesas como a folha de pagamento por exemplo. Parece dificil eu sei mas existem inúmeros cursos e sistemas referentes a controladoria e utilizá-los é essencial.

Quais sistemas de controladoria posso utilizar?

Muitos profissionais acreditam que cada instituição deverá ter uma controladoria especifica, e podemos dizer que é verdade, afinal cada instituição tem seus objetivos, o que querem alcançar e metódos de como alcançar, mas para isso, é essencial que as informações estejam sempre a mão. Abaixo listamos algumas empresas que possuem sistemas de gestão que podem auxiliá-lo:

– Sankhya: Gestão de Negócios.
– Senior: Sistemas de Gestão.
– MSV: Sistemas de gestão.

É claro que são apenas sugestões, cabe ao empreendedor pesquisar outros sistemas de gestão caso considere necessário.

Estes sistemas de gestão apresentam muitas informações. Isso é necessário apenas para empresas de grande porte certo? Errado!

Eu sei que parece complexo e de fato é, mas se fosse essencial apenas para empresas de grande porte, por que os indices de mortalidade de pequenas e médias empresas continuam alarmantes? De nada adianta informações que não podem ser interpretadas pelo leitor, oriento mesmo que haja um controller, sabemos que é caro, mas com um bom planejamento e acompanhamento haverá bons retornos. Muitas empresas não sobrevivem aos 2 primeiros anos pois utilizam os recursos da empresa sem planejamento ou controle algum.

Se você almeja o sucesso, não tem como fugir: Seja um bom controller ou conte com a consultoria de um, não basta ter um bom capital inicial, os negócios mais lucrativos nem sempre são os que tiveram maior investimento inicial, mas acredite, todos os que chegaram ao sucesso tinham bons profissionais e boas ferramentas de gestão.

Fonte: A importância da controladoria nas pequenas empresas.

Controladoria para pequenas e médias empresas. É essencial? Sim! 1

Contabilidade Online descomplicada e econômica para a sua empresa

a partir de

R$ 99,00/mês

Licença Creative Commons

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons

Atribuição-Compartilha Igual 4.0 Internacional

Todo conteúdo do Blog do Meu Contador Online está disponibilizado com base na licença Creative Commons, que dá o direito de compartilhamento integral e parcial, desde que seja citada a fonte inclusive se compartilhado a partir de um compartilhamento.

Se um site compartilhar nosso conteúdo, deverá inserir o link que leva ao original em nosso blog, e caso um terceiro compartilhe a partir desse site que está compartilhando, deverá indicar nosso blog como sendo a fonte original, inserindo nosso link como referência.

Você não está proibido de usar nosso conteúdo em seu site, blog ou trabalho acadêmico, pelo contrário, desde que coloque o link que aponta para o artigo original em nosso blog concedendo aos nossos editores os créditos pelo trabalho de criação que fizeram. Obrigado.