Blog

Fique por dentro das novidades.

Contabilidade e o Bitcoin

|
05 de mar de 2018
Contabilidade e o Bitcoin

Hoje o blog do Meu Contador Online resgata a história dos Bitcoins e conta sobre a relação das moedas digitais com a contabilidade.

Há quase 10 anos foi definido por Satoshi Nakamoto – criador anônimo do Bitcoin, primeira moeda digital baseada em criptografia – um novo sistema eletrônico de liquidação de caixa não intermediado por uma terceira parte.

Para garantir a segurança da transação a inovação tecnológica conta uma Base de Dados Distribuída que guarda um registo de transações permanente e à prova de violação – O blockchain (também conhecido como “o protocolo da confiança”) é uma tecnologia que usa a descentralização como medida de segurança. A distribuição e o compartilhamento dos dados têm a função de criar um índice global para todas as transações que ocorrem em um determinado mercado. O blockchain funciona como o conhecido livro-razão, só que de forma pública, compartilhada e universal, que cria consenso e confiança na comunicação direta entre duas partes, ou seja, sem o intermédio de terceiros.

Aqui começamos a entender que independentemente de toda especulação e de ter se tornado um instrumento de luta política de indivíduos e cartéis, as ideias originais propostas abrem um campo muito fértil outras indústrias.

A PwC (PricewaterhouseCoopers), que é a segunda maior empresa de contabilidade do mundo, publicou recentemente um artigo onde aponta que o uso do blockchain pode trazer benefícios como o aumento da transparência, uma rastreabilidade mais apurada, livro permanente e redução de custos.

Contabilidade e Bitcoin: O que achamos

Na nossa opinião, a tecnologia subjacente a criptomoeda tem o potencial disruptivo em uma grande variedade de aplicações, além do sistema de pagamentos tradicional, organizações e provedores de serviços poderiam usar o blockchain em qualquer tipo de transação que atualmente precisa ser verificada por um terceiro (um contador?).

No setor de serviços financeiros, a tecnologia blockchain já está sendo implementada de formas inovadoras. Para exemplo, a bolsa de Nova York e clearinghouse Nasdaq recentemente revelou um sistema baseado em blockchain que conecta instituições investidores com empresas que ainda não são listados. O novo sistema oferece serviços eletrônicos para facilitar a emissão, transferência e gerenciamento de títulos de empresas privadas. Inúmeras outras bolsas e bancos ao redor o mundo, incluindo o London Stock Exchange, CME Group, Societe Generale, e UBS, formaram o Post Trade Distributed Ledger Working Group para investigar como tecnologia blockchain pode ser usada para melhorar compensação, liquidação e relato de negociações. Citigroup, Barclays e Deutsche Bank são entre os bancos investigando incorporando blockchain em seu sistema de pagamentos. O Blockchain está se espalhando para além do mercado financeiro. Em futuras publicações dos nossos especialistas em contabilidade online, vamos explorar o impacto do blockchain no seguro, gestão de ativos e mercado imobiliário. Espere surpresas e novas soluções inovadoras como a tecnologia continua a evoluir e amadurecer.

Contabilidade e o Bitcoin 1 contabilidade

Contabilidade Online descomplicada e econômica para a sua empresa

a partir de

R$ 199,00/mês